CodigosBonus.com pt

Jan Błachowicz

por Codigos Bonus de
Jan Błachowicz

Jan Błachowicz é um lutador polonês que, atualmente, se compete na mais prestigiada disputa de MMA do mundo, o UFC – Ultimate Fighting Championship. Jan já deteve o título na divisão de meio-pesado, mas, sendo competitivo por natureza, continua entre os melhores lutadores da divisão, procurando uma oportunidade para recuperar o cinturão perdido.

1. Primeiros passos na carreira de Jan Błachowicz

O atleta polaco, de 38 anos de idade (nasceu a 24 de fevereiro de 1983), natural de Cieszyn, uma cidade fronteiriça no sul da Polônia, iniciou-se nas artes marciais com pouca idade, começando a praticar judo logo aos 9 anos.

Mas a carreira nas artes marciais mistas começou apenas muitos anos depois, oficialmente, com a sua entrada no evento FCP 3 - Khalidov vs. Troeng, em 2007, e logo com uma derrota, frente a Marcin Krysztofiak, por decisão, na segunda rodada do combate. Alguns meses depois, contudo, mostrou todo o seu talento num torneio da KSW – a principal organização de MMA da Polônia e uma das principais da Europa – onde, numa única noite, derrotou três adversários de seguida, para ganhar o torneio em questão.

Jan Blachowicz lutas de mma

Entre 2007 e 2013, Jan manteve-se na mesma organização, tendo, durante esses anos, sob a KSW, entrado em 17 combates – tendo somado somente um fora dessa organização, no World Absolute FC, na Rússia, que venceu – com um saldo brilhante de 15 vitórias e somente 2 derrotas. Tal talento permitiu que fosse recrutado para o UFC.

2. Estréia de Blachowicz no UFC

A mudança para o UFC deu-se somente em 2014, onde estreou em outubro desse ano, logo com uma vitória por TKO, frente ao lutador sueco Ilir Latifi. Seguiu-se um período difícil, tendo nos cinco próximos combates, conseguido vencer apenas um, frente a Igor Pokrajac.

Mas a carreira de Jan sempre foi marcada por altos e baixos e, após esse baixo, seguiu-se um alto, em que venceu quatro combates de forma consecutiva, inclusive frente a Jimi Manuwa, que já lhe tinha vencido anteriormente na mesma organização. Essa trilha de vitórias seria interrompida somente por Thiago Santos, que o derrotou por TKO, em 2018.

Novamente, a perda não abalou as ambições do lutador polaco e entre julho de 2019 e março de 2021 somou cinco vitórias consecutivas, frente a grandes nomes como Luke Rockhold, Ronaldo Souza, Corey Anderson – que também já lhe tinha batido anteriormente –, Dominick Reyes – que lhe valeria o seu primeiro título no UFC, e até Israel Adesanya, campeão da divisão de pesos médios, na sua primeira defesa do título. Após ser detentor do título durante aproximadamente um ano, Jan foi destronado no dia 30 de outubro de 2021 pelo veterano brasileiro Glover Teixeira, na maior vitória da carreira deste, por submissão, no segundo round do UFC 267.

3. Marcas para a história

Jan Błachowicz não é de virar a cara à luta e certamente que se levantará novamente, tal como uma fênix renasce das cinzas. Até porque, como se poderá constatar, analisando todo o seu percurso como lutador, conseguiu marcas que ficarão para a história.

O lutador polaco ganhou vários torneios sob a KSW, mas também o próprio campeonato de pesos meio-pesados, tendo defendido o título com sucesso até chegar ao UFC. Já neste último campeonato, teve vários combates em que ganhou a distinção de “Performance da Noite”, até ganhar o título na divisão de pesos meio-pesados que estava vago, após bater Dominick Reyes por TKO, no segundo round do evento UFC 253, na que foi a maior conquista da sua carreira.

Jan Blachowicz carreira no mma

É certo que o perdeu, mas certamente que, em breve, terá a oportunidade de o reconquistar, até porque continua no domínio de todas as faculdades, podendo treinar, juntamente com a sua equipa, para voltar ao topo da divisão de meio-pesados.

4. Jan Błachowicz em privado

Jan Błachowicz mantém muitos dos detalhes sobre a sua vida privada longe dos holofotes da mídia, mas, ainda assim, sabe-se que o lutador polonês tem uma relação com Dorota Jurkowska, que é também a manager do atleta e lhe ajuda a tomar algumas decisões relacionadas com a sua carreira.

Dorota é também a mãe do seu filho, que nasceu em dezembro de 2020, notícia que Jan fez questão de partilhar com todo o mundo através do Twitter. Atualmente, o casal vive em Varsóvia.

Quanto ao futuro, Błachowicz certamente continuará a dignificar a modalidade e, inclusive, o seu país, onde é uma estrela, especialmente após ter sido o primeiro lutador polonês masculino (Joanna Jędrzejczyk já tinha sido campeã também) a ter conseguido um título no UFC.

Comentários (0)
Jogue com responsabilidade